LOGOMC3.gif

A importância da aplicação da inteligência emocional nos jovens

 

Na Carreira

 

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e diversificado, a conquista do diploma não é mais o único requisito exigido. Ser um bom profissional hoje inclui dominar não somente habilidades técnicas, mas também comportamentais e emocionais. Diante de tanta pressão, é natural que alunos do ensino médio e universitários recém-chegados na carreira acadêmica enfrentem obstáculos na hora de decidir o futuro profissional, ou até mesmo no desempenho de suas funções profissionais.

Na maioria das vezes, o acúmulo de tantas dúvidas gera completa desmotivação e um alto índice de abandono dos cursos. Visando minimizar essas diferenças, diversas instituições educacionais, sobretudo nos países mais desenvolvidos, vêm investindo em parcerias com profissionais de coaching para jovens. Essas parcerias buscam desenvolver ações que ajudem o aluno a identificar dificuldades, traçar metas, elaborar um plano estratégico para alcançar o almejado sucesso, bem como mensurar os resultados alcançados.

Inicialmente, é preciso compreender o perfil do aluno e identificar e trabalhar essas dificuldades, respeitando seus potenciais e suas limitações, a fim de direcionar e fazê-lo refletir sobre que contribuição deseja dar ao mundo, apontar as reais motivações e valores que realmente importam para ele.

O intuito é estimular mudanças comportamentais no aluno, como o espírito de liderança, empreendedorismo, responsabilidade, ética e motivação.

 

Na vida pessoal

 

Muitas vezes, o jovem é levado a não acreditar no seu potencial sem compreender de fato a força interna que o move. O papel do coaching, nesse momento, é fundamental para auxiliar o aluno a desenvolver mecanismos de autoconhecimento, equilíbrio emocional, autoconfiança e foco.

metodologia coaching para jovens atua, dessa forma, como um complemento da atividade intelectual do aluno, aprimorando, inclusive, as habilidades pessoais.  Ao ajudá-los a liberar o potencial e maximizar o desempenho, o profissional de coaching contribui para a construção de pessoas qualificadas não apenas do ponto de vista técnico, mas também comportamental, identificando diferenciais que serão aplicados em todas as áreas da vida.

 

Por que decidimos criar um programa de coaching voltado para estudantes do ensino médio e universitários?

 

Nosso trabalho incorpora os programas de coaching que já são realidade no meio corporativo, e são utilizados, em sua maioria, por executivos em busca de aperfeiçoamento profissional e equilíbrio entre carreira e vida particular.

A novidade foi a criação de um programa estruturado, usando recursos de vários programas sistêmicos baseados em inteligência emocional, que aplicamos há mais de 10 anos em um público mais jovem, na faixa etária entre 14 e 25 anos. Como muitos tem dúvidas do porquê trabalhamos com essa faixa etária, explicaremos como o programa auxilia os estudantes do ensino médio e universitários a tomarem as melhores decisões em relação ao mercado de trabalho, valores pessoais, planejamento de vida, ressignificação, reconexão com o EU, entre outros elementos.

Nossa equipe já atua em projetos sociais com o público jovem das comunidades e estando perto desse público e compreendendo seus anseios diante da vida pessoal, querendo uma mudança de vida  por causa do meio em que está inserido e de suas responsabilidades, escolhas, rotinas, pressões internas e externas, falta de conexão familiar e social, entre outros; e a mudança rápida que o programa gera nos jovens, foi o que motivou a estender esse trabalho para atingir muito mais jovens, mudando a vida deles e do seu entorno, criando uma nova perspectiva de vida futura.

 

Como foi criado esse programa estruturado de Coaching que se aplica tão perfeitamente no público jovem?

 

Baseado no conhecimento, estudos, experiências e sinergia, utilizando ferramentas de processos de coaching tradicionais, mesclando aplicações comportamentais, dinâmicas de grupo, reflexões individuais; foi que o projeto tomou corpo e de forma rica em conhecimentos, com uma didática evolutiva, conseguimos criar uma confiança mútua, com uma comunicação verbal e corporal eficiente e com isso garantindo o foco e mudança de forma rápida na vida do jovem.

 

Apesar das escolas aumentarem o cuidado em dar uma orientação de carreira para os jovens cada vez mais forte, saber qual carreira seguir ainda é considerado o maior obstáculo desta faixa etária? O programa ajuda neste sentido?

 

O programa auxilia o jovem no autoconhecimento e isso desperta dentro dele querer conhecer suas vontades e reais gostos, criando a coragem necessária para irem em busca dos seus sonhos, e consequentemente influencia em sua automotivação, encorajamento, dando a ele o poder de decisão e que fará com que as suas escolhas sejam feitas com mais segurança e assertividade.

 

Visando a vida profissional e de carreira, como o programa pode auxiliar os jovens?

 

Aplicando as técnicas de autoconhecimento, automotivação, autorresponsabilidade, eliminando a autossabotagem, focando no crescimento, em sua evolução, ensinando a planejar, administrar o tempo, os estudos, os sonhos e objetivos e principalmente ensinamos a construir suas próprias metas, eliminando traumas e travas que impedem de traçarem um novo caminho de sucesso.

 

Para o jovem empreendedor, que tem a vontade de empreender desde cedo, sabemos que necessita de orientação para iniciar seus negócios. Como o programa direciona e orienta os jovens neste sentido?

 

Sabemos que a pressão exercida nos jovens desde muito cedo, mesmo antes de ingressarem em uma universidade, junto com a necessidade e o querer em adquirir cada vez mais conhecimentos, agregado a sensação de que o tempo passa muito rápido, acarreta a necessidade, de “para ontem” demonstrarem que eles podem ser alguém de sucesso, porém muitas vezes essa necessidade vem aliada ao fracasso e a falta de estímulo de familiares e amigos, gerando um desconforto e frustração ao jovem. No programa, direcionamos o indivíduo a terem foco e ações assertivas para buscarem seus ideais e fazerem com que se sintam acolhidos e felizes em serem quem realmente são e por suas escolhas.

Em resumo, programa baseado em inteligência emocional aplicado para o público estudantil, além de promover ampliação da consciência, estimula o jovem a alcançar os objetivos, eliminando as possíveis dificuldades ou obstáculos que podem atrapalhar no processo evolutivo, fazendo com que adquira atitudes e comportamentos que o levarão a alcançar esses objetivos traçados, e de forma evolutiva e periódica, fazer um acompanhamento para verificar as conquistas já realizadas, sejam elas pessoais, estudantis ou profissionais.